O Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC) (EDICC) é um evento organizado anualmente pelo corpo discente do programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC), do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Visa promover discussões relacionadas à produção e divulgação de conhecimentos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura.

Em 2021, com a necessidade de isolamento social, o EDICC 8 será realizado pela segunda vez virtualmente, nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Nessa edição, o evento contará com mesas-redondas e apresentações orais de trabalhos.

EDICC 8: Controvérsias

A 8ª edição do Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC) tem como proposta pensar as controvérsias que atravessam as produções de conhecimento.

As controvérsias permeiam praticamente todas as esferas da vida social. Elas promovem e escancaram os tensionamentos e brechas das estruturas, identidades, relações e epistemologias que compõem nossa sociedade e que disputam cotidianamente nas tramas do tecido social.

Elas se fazem presentes na arena política, nas performances corporais, nas expressões artísticas e culturais, na produção e divulgação científica, na formação conturbada de identidades sociais, nos conflitos socioambientais, nas produções jornalísticas e midiáticas, na interlocução entre pessoas e máquinas. É, talvez, da própria controvérsia que se faz o mundo. Mas, mais do que buscar evitá-las ou, ainda, procurar solucioná-las, buscamos aqui explorar esses mundos controversos, alinhavando suas potencialidades contraditórias.

As cores escolhidas para compor a logo do evento simbolizam a beleza possível das controvérsias, das contradições e mesmo das oposições. O verde-bandeira, apropriado por um projeto ideológico que culmina no caos político e na lamentável gestão da pandemia do Sars-Cov-2, é ressignificado junto ao marsala. São cores opostas no círculo cromático, cujo potencial só pode ser visto colocadas lado a lado, em diálogo.

No intuito de promover esses encontros, o EDICC 8 convida seus participantes a pensarem as controvérsias no seu caráter plural, constitutivas de todo e qualquer campo do conhecimento. Ainda, em reconhecê-las como pontos indispensáveis ao constante movimento das práticas de ciência, cultura e tecnologia.

Por meio da interdisciplinaridade que caracteriza o programa, o EDICC promove encontros em pesquisas de acordo com as diferentes linhas de pesquisa do MDCC: Cultura científica e sociedade; Literatura, artes e comunicação; Informação, comunicação, tecnologia e sociedade; e Percepção Pública da Ciência e Tecnologia. Com isso, o escopo de trabalhos a serem submetidos aos EDICC é amplo e reflete as diferentes formações dos discentes e docentes do Mestrado em Divulgação Científica Cultural, que se debruçam sobre os entremeios dos conhecimentos sobre ciências, culturas, tecnologias e artes.