Sistema de submissão

As submissões de resumos de trabalhos para o EDICC 8 serão feitas através de um formulário online (clique aqui para acessá-lo). O autore deve anexar o arquivo do resumo (formatado conforme orientações abaixo) no formulário, bem como preencher a(s) modalidade(s) de participação. Dúvidas, sugestões ou outros assuntos devem ser enviados por e-mail para edicc@unicamp.br.

Normas para formatação dos resumos

• Os resumos de trabalhos enviados ao EDICC 8 devem estar em formato DOC (word) ou RTF.
  • O resumo poderá ser escrito em português ou espanhol.
  • O título do trabalho deve estar centralizado; em negrito; somente com a primeira letra em maiúsculo, exceto quando houver palavras que exijam esse tipo de formatação (nomes próprios, nomes de obras, de lugares etc) e com fonte Times New Roman, tamanho 14.
  • Após o título, deve-se dar um espaço simples de uma linha, e colocar as informações referentes ao trabalho e autoria nas linhas seguintes, alinhado à direita, com fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • O nome completo do(s) autor(ies) deve acompanhar número sobrescrito (¹) sobre o último sobrenome. Ex: Luísa Rodrigues Silva¹, com indicação do e-mail no rodapé, em tamanho 10.
  • Após o(s) nome(s) completo(s), deve vir a instituição de origem do(s) participante(s), por extenso. Ex: Universidade Estadual de Campinas.
  • Após o nome da instituição, deve-se dar um espaço simples.
  • Dado o espaço, deve vir o resumo do trabalho. Ex: RESUMO: Este trabalho tem como objetivo…
  • O resumo deve conter entre 600 e 800 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12. O texto deve estar justificado, com espaçamento simples (1,0), ocupando um parágrafo apenas.
  • O resumo deve incluir os seguintes itens: objetivos do trabalho, justificativa, aparato teórico, metodologia, e, por fim, discussão com resultados parciais ou finais. No caso de pesquisas em estágio inicial, o resumo pode incluir apenas os resultados esperados.
  • O resumo não deve conter: divisões em tópicos, gráficos, imagens, tabelas, palavras em negrito, ou referências bibliográficas completas ao final.
  • Títulos de obras e palavras/termos de origem estrangeira podem vir em itálico.
  • Após o resumo, deve-se indicar de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto final. Ex: Divulgação científica. Astronomia. Redes sociais.

Modelo

Recomendamos fortemente que os(as) participantes façam o download do modelo abaixo e o utilizem para a elaboração de seus resumos. Trabalhos que desrespeitem as normas estabelecidas não serão avaliados.

Modelo para Comunicações Orais

Avaliação

Conforme mencionado acima, os resumos que não estiverem de acordo com o modelo estabelecido, não serão avaliados.
Os critérios de avaliação serão, portanto: respeito às normas de formatação estabelecidas, fundamentação teórica, metodologia, adequação ao tema do evento, assim como às linhas de pesquisa do Labjor, respeito às normas de escrita (clareza, coesão, coerência) e à norma culta da língua, inovação e relevância do trabalho.

Termo de autorização para uso de imagem

Caso seja menor de idade, favor preencher o termo de autorização para uso de imagem, com assinatura de um responsável. A ausência deste documento pode acarretar na não-avaliação do trabalho.

Termo de autorização para uso de imagem

Coautoria

O número de co-autories para um mesmo trabalho é ilimitado, mas a inscrição deve ser feita somente por um autore principal, indicando os co-autories no formulário de inscrição para que esses também recebam certificado. Portanto, paga-se somente uma vez por trabalho. No momento de apresentação nas sessões de Comunicações Orais, somente um dos autories poderá apresentar o trabalho, podendo ser o autore principal ou não. Há limite de uma inscrição como autore principal por pessoa, considerando que as vagas para o evento são limitadas.

Calendário

A aprovação ou reprovação dos resumos será notificada aos autores(as) via e-mail, conforme calendário disponível abaixo.

01/09/2021 a 24/09/2021 Submissão de resumos para a modalidade Comunicações Orais
Até 04/10/2021 Avaliação dos trabalhos e envio dos aceite aos autores
Até 05/10/2021 Envio do resultado das avaliações para os inscritos
14/10/2021 Divulgação da programação
19/10/2021 a 21/10/2021 Realização do evento

Armazenamento de dados

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é importante que cada pessoa tenha o conhecimento sobre o recolhimento de suas informações, o seu uso e, principalmente, dê o seu consentimento para tal processo. Este consentimento é colhido no formulário de inscrição, tanto para participantes quanto para ouvintes.

No 8º EDICC – Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura é necessário o compartilhamento dos seguintes dados pessoais:

– Nome completo
– E-mail
– Vínculo acadêmico institucional
– Informações sobre possíveis deficiências e/ou necessidades especiais
– Comprovante que indique a participação em programas sociais de suas instituições – como bolsas auxílio, moradia estudantil – ou de matrícula em escola de Ensino Médio
– Para menores de idade: Termo de Autorização de Uso de Imagem, constando também assinatura de seus responsáveis

Estas informações serão manuseadas durante toda a etapa de seleção do evento e, caso a pesquisa de sua autoria seja selecionada, também serão usadas no processo de idealização do Caderno de Resumos.

Após a publicação do Caderno, os dados serão descartados.

Caso tenha alguma dúvida sobre a LGPD e a gestão dos seus dados, basta nos acionar por e-mail – edicc@unicamp.br – ou nas redes sociais do evento (Facebook, Instagram e Twitter).