Em 2021, o EDICC 8 conta com dois formatos de inscrição: comunicações orais e ouvintes. Abaixo, estão os detalhes de cada uma das modalidades. Caso queira apresentar trabalhos, não se esqueça de conferir as normas de submissão e o modelo para resumos!

Comunicações orais

Modalidade voltada a estudantes e pesquisadores(as) que queiram compartilhar trabalhos acadêmicos, concluídos ou em andamento, produzidos durante o ensino médio (iniciação científica), graduação (iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso), mestrado, doutorado ou especialização. Os estudos devem estar em consonância com a proposta geral do evento e ao menos uma das quatro linhas de pesquisa do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, a saber: “Cultura científica e sociedade”, “Literatura, artes e comunicação”, “Informação, comunicação, tecnologia e sociedade” e “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia”. Mais detalhes sobre as nossas linhas de pesquisa podem ser encontrados no site do Labjor. Os trabalhos submetidos e aceitos serão distribuídos em quantidades equilibradas entre as linhas de pesquisa.

As apresentações serão feitas online, em salas de videoconferência fechadas, e distribuídas em sessões com até 05 trabalhos cada. Os(as) autores(as) terão, no máximo, 10 a 15 minutos para apresentar seus trabalhos. Ao final de todas as apresentações da sessão, o(a) debatedor(a) convidado(a) terá de 45 minutos a 1 hora para discutir os trabalhos.

Para participar desta modalidade, os autories devem se inscrever e submeter seus resumos, atentando-se de que há limite de um trabalho como autore principal por pessoa, mas que é possível inscrever-se como co-autore em outros trabalhos (não há limite de co-autories por trabalho). Somente autories principais realizam a inscrição e indicam co-autories para que esses também recebam certificado, portanto paga-se uma vez por resumo. No momento da apresentação, somente um dos autories apresentará o trabalho, podendo ser o autore principal ou não.

Após alguns meses do evento, a comissão organizadora do EDICC 8 divulgará uma chamada de trabalhos (comunicações orais) para a Revista do Edicc, publicada anualmente e que conta com contribuições apresentadas e discutidas durante o evento. Em caso de aprovação do trabalho para apresentação no evento, o(a) postulante deverá ter um texto pronto entre seis e dez páginas para submetê-lo nesta chamada.

Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário com os dados pessoais e do trabalho e anexar arquivo do resumo e termo de autorização de imagem (somente para alunos do Ensino Médio).

Prazo: até 24/09.

Valor para inscrição nesta categoria: R$10,00

Atenção: é possível solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição no caso de alunos que estejam inseridos em programas sociais de suas instituições, como bolsas auxílio, moradia estudantil e quaisquer outros que forem pertinentes. Neste caso, basta, no momento do preenchimento do formulário, anexar junto com o resumo qualquer comprovante que indique a participação em tais programas. Alunos do Ensino Médio estão automaticamente isentos do pagamento da taxa.

A inscrição na modalidade Comunicações Orais pode ser feita aqui.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS E CRONOGRAMA

MODELO PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

Ouvintes

Esta modalidade destina-se àqueles(as) que desejam assistir às mesas-redondas e comunicações orais sem apresentar trabalhos.

Para assistir às comunicações orais, é preciso se inscrever previamente. O link de acesso à sala de videoconferência será enviado apenas no dia da apresentação. Pede-se que os ouvintes mantenham microfones e câmeras desligados durante toda a sessão. Apenas receberão certificados os ouvintes que estiverem presentes em, pelo menos, uma comunicação oral.

As mesas-redondas, por sua vez, serão transmitidas publicamente em link a ser divulgado próximo da data do evento. Não é necessária inscrição prévia.

Prazo de inscrição: até 18/10, às 12h (horário de Brasília).

Valor para inscrição nesta categoria: gratuito.

A inscrição como ouvinte pode ser feita aqui.